quinta-feira, 25 de junho de 2009

Análise do filme Billy Elliot

Ballet: dança, arte. Para quê determinar o sexo do individuo para praticar uma dança? Por que determinar um padrão? A arte e a dança é sentimento, o individuo tem que sentir e então decidir a dança e a arte que quer praticar. Mas nem sempre é assim que acontece.

A sociedade estabelece um padrão, uma norma para o individuo. Isso acontece até para a dança. De acordo com esse padrão social o Ballet é dança de mulher, homem não pode dançar e se dançar Ballet esse homem é homossexual.

Esse padrão gera um enorme preconceito ao dançarino de Ballet. É evidente que existem dançarinos gays, mas nem todos são e a sociedade pega uma parte pelo todo e julga. Esse preconceito não é só pelo homem que dança Ballet, mas também, por exemplo, ao homem que preferi o rosa do que o azul – outro padrão da sociedade.

O filme Billy Elliot retrata muito bem a dança do Ballet e os preconceitos, sendo o mais evidente o preconceito do homem que dança Ballet. Esse preconceito geralmente começa da própria família, que começa a questionar o homem que está dançando Ballet, perguntando o por que de estar dançando Ballet, julgando-o que virou gay. Mas se o homem optou em ser homossexual, qual o problema? Cada um tem suas idéias e convicções, sendo que a sociedade não tem que se intrometer, porém isso infelizmente não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário