01 - Relacionar as letras de música abaixo com as escolas literárias indicadas:
Para podermos relacionar determinadas músicas com o Trovadorismo precisamos primeiro conhecer o que é o Trovadorismo. Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas).
No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).
Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Relação do Trovadorismo(escola literária) com:
O Trovador – Altemar Dutra
Na música retrata o homem que é o vassalo (servo) da mulher, no qual ele sonha que era um trovador e a suserana (a mulher) se encanta com seus versos, historia típica das Cantigas de amor.
Queixa – Caetano Veloso
Vemos na música a historia de um homem que conta sobre o seu grande amor, seu sentimento forte porem triste para a sua amiga, essas características relacionam com a Cantiga de amigo.
Sozinho – Caetano Veloso
Assim como nas Cantigas de Escárnio, a música “Sozinho” faz uso das indiretas e ironia ao se retratar da sua amada.
Incelença pro amor retirante – Elomar
Essa música possui caracteristicas da Cantiga de maldizer, onde o eu lírico fala abertamente para a sua determinada amiga que mudou de cidade ir visitá-la, pois sente sua falta e ela nem da noticiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário